ENTREGUE A SACOLA DO PASSADO PRA JESUS 

Então você leva a sacola para o trabalho. Você resolve trabalhar muito para esquecer a sacola.

Você chega mais cedo e fica até mais tarde. As pessoas ficam impressionadas. Mas quando é hora de ir para casa, há a sacola – esperando para ser carregada.

Você leva as pedras (na sacola) para um happy hour. Com um nome como esse, deve trazer alívio. Então você coloca a sacola no chão, senta no banco, e bebe um pouco.

A música fica alta e sua cabeça fica leve. Mas depois é hora de ir embora, mas você olha para baixo e lá está a sacola.

Você começa a fazer terapia. Você se senta no sofá com a sacola a seus pés e derrama todas as suas pedras e dá nome a elas uma a uma. A terapeuta escuta. Ela se identifica. É dado um conselho útil. Mas quando o tempo acaba, você é obrigado a juntar as pedras e levá-las com você.

Você fica tão desesperado que tenta uma reunião no fim-de-semana. Um pouco de emoção. Um abraço arriscado. Uma noite de paixão roubada. E por um momento a carga está mais leve. Mas então o fim-de-semana passa.

O sol de domingo se põe e esperando por você na porta está – você a pega – sua sacola de remorsos e rejeições.

Alguns até levam a sacola para a igreja. Talvez a religião ajudará, nós raciocinamos. Mas ao invés de remover algumas pedras, alguns pastores bem intencionados, mas equivocados, podem aumentar a carga. Os mensageiros de Deus às vezes trazem mais dor do que ajuda. E você pode sair da igreja com umas poucas pedras novas na sua sacola.

O resultado? Uma pessoa percorrendo seu caminho pela vida, pesada por causa do passado. Não sei se você percebeu, mas é difícil ser racional quando você está carregando uma sacola de estopa. É difícil afirmar quando você está faminto por afirmação. É difícil perdoar quando você se sente culpado.

Paulo tinha um comentário interessante sobre o modo como tratamos as pessoas. Ele disse isso a respeito do casamento, mas o princípio aplica-se em qualquer relacionamento. "Quem ama sua mulher, ama a si mesmo" (Efésios 5:28). Há uma ligação entre o modo como você se vê e o modo como você vê os outros. Se você está em paz consigo mesmo – se você se gosta – você se dará bem com os outros.

O oposto também é verdadeiro. Se você não se gosta, se você está envergonhado, desconfortável ou bravo, as outras pessoas vão saber. A parte trágica da história da sacola de estopa é que tendemos a atirar nossas pedras naqueles que amamos.

A menos que o ciclo seja interrompido.

O que nos leva à pergunta, "Como uma pessoa fica aliviada?"

O que, por vez, leva-nos a um dos mais amáveis versículos da Bíblia, "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30).

Você sabia que eu iria dizer isso. Posso ver que você está lendo este texto e balançando sua cabeça."Eu tentei isso. Eu li a Bíblia, sentei no banco da igreja – mas nunca recebi alívio".

Se este for o caso, posso fazer uma pergunta intencional, mas delicada? 

Poderia ser que você foi para a religião e não para Deus? Poderia ser que foi a uma igreja, mas nunca viu Cristo?

"Venham a mim," diz o versículo.

É fácil ir ao lugar errado. Eu fui ontem. Eu estava em Portland, Maine, pegando um vôo para Boston. Fui à mesa, entreguei minha mala, peguei meu ticket, e fui para o portão. Passei pela segurança, tomei meu assento, e esperei o vôo ser chamado. Esperei, esperei e esperei – finalmente, fui à mesa para perguntar à atendente e ela olhou para mim e disse, "Você está no portão errado."

Agora, e se eu fizesse beicinho e suspirasse, "Bem, não deve haver um vôo para Boston. Parece que estou preso"?

Você diria para mim, "Você não está preso. Você só está no portão errado. Vá ao portão certo e tente de novo."

Não é que você não tenha tentado – você tem tentado por anos lidar com o seu passado. Álcool. Romances. Vício no trabalho. Religião.

Jesus disse que Ele é a solução para o cansaço da alma.

 

Max Lucado

(extraído site reflexões evangélicas - 22/02/17)

Você é feliz?

 

A felicidade é uma necessidade básica do coração humano e às vezes parece que poucos a encontram.

 

Felicidade é um estado de alma.

Feliz é aquele que tem paz de espírito e um coração confiante. E isto não vem de coisas materiais.

Se encontrarmos o segredo da paz de espírito e de um coração confiante, então encontraremos o segredo da felicidade, mas temos um obstáculo que nos impede de alcançar isto.

 

O obstáculo chama-se PECADO. Quer gostemos quer não, o PECADO é a pedra no nosso caminho. Se não quisermos encarar o pecado, nunca seremos felizes, pois só poderemos escapar do pecado se o encararmos e tomarmos uma atitude.

 

O PECADO enfraquece a nossa força de vontade.

O PECADO obscurece a nossa consciência.

O PECADO nos faz levar uma vida dupla e assim nos tornamos escravos de nós mesmos.

O PECADO corrompe toda nossa personalidade.

 

Geralmente quando falamos em pecado vem em nossa mente: problemas com bebida e com jogo ou vícios em geral, desonestidade, blasfêmia, adultério, homicídio, e assim por diante. É claro que tudo isso é pecado, mas o pecado é mais que isso.

 

Pecado é não alcançarmos o padrão de vida que Deus estabeleceu para o homem.

Pecado é a transgressão da lei de Deus.

Pecado é não fazermos o bem que sabemos que devemos e podemos fazer.

Pecado é qualquer pensamento, ação, ambição ou tipo de vida contrário à Bíblia

 

O pecado é primeiro um pensamento, depois o pensamento se transforma em ação e vira um fato.

 

Pensemos honestamente na nossa vida:

Nossos amigos confiam em nós?

Somos honestos em nossos negócios?

Temos atitudes corretas perante a sociedade? Na escola, no trabalho, no supermercado, etc?

Tratamos bem nossos familiares?

Como anda tudo isso? Podemos dizer realmente que não temos pecado?

 

Talvez seja mais prudente não negarmos o pecado em nós, e nesse ponto é bom lembrar que temos uma solução para o pecador, e a solução é Jesus Cristo.

Ele resolveu o problema do pecado ao morrer na cruz em nosso lugar.

Jesus Cristo é o ÚNICO que pode vencer o pecado humano. Ele pode nos perdoar. Cristo está nos esperando e entrará em nossa vida quando nós o aceitarmos de verdade.

No evangelho de Mateus 11:28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”

No evangelho de João 14:6 “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida”

Paulo escreve Em II Coríntios 5:17 “Se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”

 

Devemos nos arrepender dos nossos pecados!

Arrepender-se quer dizer não querer mais o pecado.

E arrependimento não é uma coisa fácil. Contudo, não há felicidade maior do que ser transformado em consequência de um verdadeiro arrependimento! O espírito encontra paz. O coração se enche de alegria e esperança.

Eis a felicidade que tanto almejamos!

 

Folheto evangelístico distribuído pela Cruzada Mundial de Literatura. (Resumido, adaptado e utilizado na E.B.D. em 18/09/16)

O SONHO

Eu sonhei que a Mocidade da nossa querida Igreja recuava ante a peleja sem coragem de avançar

Eu vi o templo vazio! Eu vi o Pastor chorando! Eu vi as mães lamentando! Eu vi o diabo exultar!

Os jovens numa ansiedade de braços com o mundanismo marcharam para o abismo numa ladeira fatal!

Mas eu vi a Igreja orando, levando suas preces aos céus, rogando ao bondoso Deus, para livrá-la do mal!

Vi, na lá no alto do Calvário o Messias, o Redentor falando com terno amor. Ouvi-o dizendo assim:

Óh! Mocidade pugente! Deixe as trevas,venha a luz. Eu por ti morri na cruz, que fazes tu para mim?

Ainda vi o mestre amado com seu desvelo carinho apontando-lhes o caminho, do mais perfeito ideal!

Então vi a mocidade prostrar-se arrependida, chorando a passada da vida, buscando de novo o lar

Vi mais: O Templo repleto. Vi o Pastor exultando! Ouvi os anjos cantando! e vi satanás chorar!

Iracilda Honório

TEXTOS PARA REFLEXÃO

19/09/2016 10:12
Qual a importância da Bíblia para você? Fico triste em saber que mesmo com tantas ferramentas que possuímos hoje em dia, é difícil vê-las sendo usadas para edificação. Temos celulares, correspondências, rádio, internet, televisão, transportes, etc. Possuímos diversas ferramentas que podem ser utilizadas para a pregação do evangelho. Mas a minha pergunta de hoje é: será que elas estão sendo usadas para anunciar o Evangelho? Muitas pessoas não têm condições de comparecer a um culto porque mora...
19/09/2016 10:11
Tema: Conectados Conectar-se é estar ligado, é relacionar-se. A Cada dia precisamos crescer e nos relacionar mais com o Senhor, precisamos conhecê-lo a cada dia. É claro que não conheceremos o Senhor totalmente, pois Ele é grande, muito, muito grande, mas é bem possível conhecê-lo verdadeiramente, você tem apenas que querer. Hoje em dia as pessoas já não têm tanto interesse em aprofundar-se em Deus. A falta de tempo e o cansaço tem tirado a animação e o foco do ‘’povo de Deus’’. Não é uma coisa...
12/03/2015 10:10
O Vaso e o Oleiro Leitura do livro do Profeta Jeremias 18:1-10 A Bíblia está repleta de parabólas para nos despertar para verdades profundas. A parábola do oleiro e do vaso é uma delas. Antes de iniciarmos vamos falar sobre como eram os vasos na antiguidade. Os vasos de barro eram usados para tudo na época como utensílios de guardar qualquer coisa, desde um alimento a algo de grande valor. Seriam como potes ou caixas que muito usamos hoje para conservar o que queremos. O que determina o valor...
02/02/2015 18:59
“Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achastes mentirosos; e sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.”  Apocalipse 2:2-4. Apocalipse 2:2-4 Quanta coisa boa disse Cristo da igreja de Éfeso no princípio de sua mensagem! “Eu sei as tuas obras”. Ele não apenas tinha conhecimento da...
15/01/2015 10:57
Enquanto o fruto do Espírito é um e indivisível, as obras da carne são mais de uma. As obras da carne podem ser caracterizadas como pecados da carne, pecados ligados à religião pagã, pecados de temperamento e pecados de embriaguez.   Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a...
15/12/2014 00:00
  Muitas são as aflições do ser humano; todos passaram, estão passando ou, passarão por elas. Várias são as necessidades: alimento, água, ar, amor, companhia, realização, esperança, consolo; Por vezes o desânimo e a tristeza, teimam em nos dominar, chegamos às raias do desespero, procuramos socorro por todo lado, família, amigos, conhecidos, líderes espirituais e nada de luz no fim do túnel. A Bíblia nos encoraja a permanecer firmes e a perseverar na fé: Através de muitas tribulações,...
07/08/2014 00:00
  “Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui” (Atos 17.6) Certa vez um pregador experiente disse: ‘a pregação deve incomodar os que estão acomodados e acomodar (consolar) os que estão incomodados’. O testemunho cristão deve mexer com as pessoas ao nosso redor representando que não estamos acomodados com este mundo como diz também em Romanos 12.2: “não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que...
09/06/2014 00:00
  “E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.” (Gn.13.10).   Ao meditar na história de Ló descrita na bíblia, fiquei altamente encantada com o conhecimento adquirido. Mais uma vez pude perceber a necessidade que temos de esforça-nos para fazer as escolhas certas, até porque como disse sabiamente...
26/03/2014 00:00
O tema da adoração tem sido cantado e pregado com muita frequência desde o inicio deste século. Muito se fala em adoração. Milhares de cd´s são gravados todos os anos e muitas canções compostas. Mas apesar toda essa efervescência, os crentes parecem está associando adoração apenas com música. Em seu diálogo com a mulher samaritana, Jesus disse que estava chegando um tempo em que os verdadeiros adoradores adorariam o Pai em espirito e em verdade, e Ele acrescentou que são estes que o Pai está...
18/02/2014 00:00
A decisão que todos nós precisamos fazer em algum momento da vida   Certo homem que nasceu cego passou anos vivendo na escuridão. Com certeza seu maior sonho era poder enxergar. A sua única ocupação era pedir esmolas. Até que um dia Jesus o encontrou, se importou com aquele homem, fez lama com a sua saliva, passou em seus olhos e disse: “Vá lavar-se no tanque de Siloé. O homem foi, lavou-se e voltou vendo”. (Jo 9:7). Jesus o tirou das trevas para a luz, deu-lhe nova vida, uma vida de...
01/02/2014 16:00
  "Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou..." Rm 8.32       O nascimento de Jesus fala-nos do insondável amor de Deus. Ele nos amou desde a eternidade. Deus nos amou não porque merecíamos ser amados. Amou-nos quando éramos fracos, ímpios, pecadores e inimigos. Ele nos amou sendo nós filhos da ira. Amou-nos e deu-nos seu Filho Unigênito. Amou-nos e não poupou a seu próprio Filho. Amou-nos e deu-o como oferta pelo nosso pecado.  ...
22/01/2014 16:00
Certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem temente a Deus, e sabia que Deus o protegeria. Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar um dos motores falhou e o piloto teve que fazer um pouso forçado no oceano. Quase todos morreram, mas o homem conseguiu agarrar-se a alguma coisa que o conservasse em cima da água. Ficou boiando à deriva durante muito tempo até que chegou a uma ilha não habitada. Ao chegar à praia, cansado, porém vivo, agradeceu a Deus por este livramento maravilhoso....
20/01/2014 15:58
A maioria dos teólogos tende a descrer da possibilidade de um crente perder Espírito Santo, entretanto, se não é possível o crente perder o Espírito, porque Sansão o perdeu? “E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o Senhor se tinha retirado dele." (Juízes 16:20)   Se não é possível um crente perder o Espírito Santo então porque quando...
16/01/2014 09:09
Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:  - Deus fez tudo que existe?  Um estudante respondeu corajosamente:  - "Sim, fez!"  O professor ateu insistiu: - Deus fez tudo, mesmo?  - Sim, professor - respondeu o jovem.  O professor ateu replicou:  - Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau.  O estudante calou-se diante...
14/01/2014 15:55
Leitura Bíblica:  Mateus 13:1-23 / Marcos 4:1-20 / Lucas 8:4-15     Certa vez grande multidão de gente, de várias cidades foi ouvir Jesus. Quando estavam juntos Jesus contou esta história: - Um homem saiu para semear, e espalhou as sementes pela roça.  Algumas caíram na beira do caminho. Dessas, umas foram pisadas pelas pessoas que passavam, e outras os passarinhos comeram.  Outras sementes caíram em terra cheia de pedras.Quando começaram a brotar, logo...
04/01/2014 10:38
  "Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei." Hebreus 13.5       Estamos em um ambiente cercado por muitos estímulos e ditaduras que tem invertido nossas prioridades. Alguns correm de um lado para o outro, conduzidos pela urgência das posses, dos títulos, das promoções, do aperfeiçoamento constante. Mas quem está pagando por isso? Pelo que estamos trocando todas essas ofertas?    ...
30/12/2013 10:12
  Leitura Bíblica: Ezequiel 7:1-14     No texto de Ezequiel, o profeta anuncia que o fim de Israel havia chegado: a nação seria julgada por seus pecados e sua capital seria destruída pelo inimigo. Para nós também haverá o fim! No entanto, algumas pessoas preferem não acreditar que um dia tudo acabará, talvez por falta de fé ou por outros motivos. Mas, por mais que se acredite em outras maneiras da vida continuar, de algo ninguém pode escapar: o...
30/12/2013 10:10
    Toda vez que assisto uma luta de MMA me pergunto assustado: Por que estou vendo isso? Cheguei a fazer essa pergunta a um amigo psicólogo que, para maior decepção, respondeu: é a manifestação do seu lado animal. Então, concluí que todos nós temos um lado animal a ser controlado pelo humano.     Por isso resolvi saber um pouco mais sobre os gladiadores que lutavam no famoso Coliseu de Roma. Aqueles homens eram escravos, desprovidos de qualquer valor,...
30/12/2013 10:08
  Leitura Bíblica: Lucas 6:46-49 Por que vocês me chamam "Senhor, Senhor" e não fazem o que eu digo? (Lc 6:46)     Como é díficil ter de conviver e trabalhar com pessoas teimosas! Elas não aceitam sugestões, nem mesmo quando toda a equipe não concorda com elas. Esta atitude é uma forma de egoísmo e orgulho que pode atrapalhar o bom andamento do trabalho, acabar com amizades e projetos. Quem é tão inflexível não demonstra humildade e não é bem visto pelos outros, já que ignora o...
09/10/2013 15:04
  Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos. (Pv. 16.9) Leitura Bíblica: Jeremias 18:1-6     Todos nós queremos ter o controle da nossa vida: executar aquilo que planejamos e fazer o que pensamos ser o melhor. Mas e quando os nossos planos não são os mesmos de Deus? Nesses casos, podemos fazer valer a nossa vontade ou a dele. E adivinhe de qual dessas escolhas nós mais gostamos? Até oramos "Seja feita a Tua vontade", mas na verdade...
1 | 2 | 3 | 4 >>

NOSSOS HORÁRIOS

Domingo - 9h00 às 10h30 - Escola Bíblica Dominical

Domingo - 18h00 - Culto de Louvor e Adoração

1º domingo - Celebração de Santa Ceia durante o Culto Vespertino

Quarta-feira - 20h00 - Estudo Bíblico

Sexta-feira - 20h00 - Reunião de Oração

 

 

 

 

Contato

1ª Igreja Presbiteriana Independente de Mauá Pastor:
Reverendo Jayme Pereira do Lago Júnior
Avenida da Saudade, 536
Vila Vitória - Mauá
CEP 09360-000
ipimaua@ipib.adm.br